Publicado em 21 comentários

KAL xaile Alfama – 1º vídeo tutorial + esquema

No dia de Santo António tudo começa tarde…até este knit-a-long! Imagino que já tenham todos os materiais a postos, mas para acompanhar este primeiro vídeo só vão precisar da primeira cor de Alfama e das agulhas de 3 mm. Bem, o numero das agulhas pode não ser este – é importante que façam uma amostra, lavem e depois verifiquem se está com a textura que gostariam para este trabalho. Se a vossa amostra for diferente da minha o xaile pode ficar ligeiramente maior ou mais pequeno. No entanto, como se trata de um xaile o importante mesmo é que fiquem satisfeitas com o aspecto e o tacto da peça. Tricotar com linho pela primeira vez pode ser uma experiência estranha. O linho é uma fibra “dura” e sem elasticidade, ao contrário da lã. Também fica muito diferente com uma boa lavagem. Lavagem mesmo, à séria, com esfrega incluída que o linho não feltra! Vão ver como depois de seca a amostra fica logo muito mais macia, mais leve e com um cair mais sedoso – um verdadeiro deleite com aroma de sabão clarim!

Agora vamos lá pôr mãos-à-obra e abrir o esquema do xaile que já está disponível no Ravelry e no site da Rosários4. Agulhas a postos e toca a carregar no play:

A ideia é irmos tricotando juntas por isso passem por cá para dizer olá, mostrar os trabalhos ou colocar qualquer duvida que tenham. Nas redes sociais utilizem a hashtag #kalalfama para vos conseguir encontrar.

Para receberes o próximo vídeo directamente na tua caixa de email podes subscrever a minha newsletter aqui na barra do lado do direito.

21 comentários em “KAL xaile Alfama – 1º vídeo tutorial + esquema

  1. Ninguém explica tão bem como a Filipa!
    Muito obrigada!

  2. Obrigada por este kal….Muitos parabens e muito sucesso….

  3. Já comprei as minhas meada de alfama.
    Também quero fazer este xaile

  4. Obrigada!!! Explicação muito tranquila e clara. Parabéns.

  5. Adoro este xaile

  6. Filipa eu que faço tricot a mão agora as laçadas fica difícil.

  7. borboletasartesas@gmail.com

    Ainda não tenho o material mas penso comprar esta semana.

  8. Muito bem explicado, obrigada.

  9. Felipa, excelente explicações. Um grande abraço ?.

  10. O xaile é lindo e as explicações são excelentes,
    como habitualmente.
    Obrigada Filipa.
    Teresa

  11. Meu primeiro tricotar juntas… espero conseguir realizar… muito lindo esse xaile!

  12. Já comecei

  13. Obrigada! Estou tentada a aceitar o desafio!

  14. Nao vai publicar vidio da 2ª parte como publicou da 1ª???
    Obrigada

  15. E verdade esta muito bem explicado e gosto muito do xaile, so que para receber a continuacao do xaile nao consegui encontrar a barra da newsletter por isso agradecia que me continue e enviar os videos. Obrigada e um beijinho. ?

  16. Olá Filipa e companheiras de projeto! Eu também já comecei! O video está muito bem explicado! Estou quase a acabar a parte 1☺. O xaile depois de feito, não enrola em cima? É que o meu esta a enrolar. Eu estou a fazer todo em fio de algodão, Lisboa. Beijitos e obrigada!

  17. o meu fio ja chegou este fim de semana maos a obra

  18. A explicação escrita do xaile não apresenta descrição para a abreviatura p1c/lf que faz parte da segunda fase, alguém conhece ?

  19. Obrigada vou iniciar agora, sem os vídeos nunca seria capaz ainda não consigo seguir a 100% os esquemas! Onde compraram o vosso fio alfama? Estou com algumas dificuldades a encontrar. Zona de Setúbal. Obrigada

  20. Há algum tempo que eu tinha vontade de fazer um xaile mas tenho muita dificuldade em “ler” os esquemas.
    Mas com os seus videos acho que vou conseguir 🙂
    Ainda não tenho as linhas todas ( a cor 33 está aparentemente esgotada em todo o lado ) mas já comecei.
    Obrigada pela partilha.
    Paula Almeida

  21. […] ano passado lançamo o “Alfama” que nos encheu as noites de verão e, este ano, apresento-vos o “Bailarico”. Porque o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.