Em junho acaba de surgir uma nova tradição – o lançamento de um novo tutorial de xaile!

No ano passado lançamos o “Alfama” que nos encheu as noites de verão e, este ano, apresento-vos o “Bailarico”. Porque o que seria do verão sem os seus bailaricos, as suas musicas populares e o dançar alegremente, sem regras, verdade?

Este é um xaile leve e bem comprido, em que podemos enrolarnos para aquecer ou deixar as pontas soltas para realçar os passos de dança mais audazes! Tem uma forma crescente mas com pontas ainda mais compridas, alongadas por carreiras encurtadas. As 3 cores em degrade rasgam o xaile para lhe levar cor e textura.

Este projecto promete fazer bailar muitas agulhas: porque as cores são tricotadas em pontos diferentes, os verdes com ponto de folhas e o azul em ponto de laçadas, fazendo com que tricotar este xaile seja motivante até ao fim. Ainda assim, os pontos utilizadas são simples o suficente para podermos relaxar enquanto tricotamos.

Foi tricotado com o fio Bio Love da Rosários4, um fio 100% algodão orgânico e com certificação GOTS. Super macio, super leve e repeituoso com o ambiente. E irão precisar de 1 cor de base + 3 cores em degradé. Neste xaile utilizei: 2 novelos de azul escuro (cor 12) + 1 novelo de verde claro (cor 14) + 1 novelo de verde médio (cor 15) + 2 novelos de verde escuro (cor 16). Utilizei agulhas circulares de 3,0mm e obtive uma amostra de 19 malhas e 32 carreiras, para 10×10 cm em ponto jersey. Mas é importante que ajustem o numero da agulha, se necessário. O xaile deve ser tricotado numa amostra “solta” para que mantenha a leveza.

 

Agora é só descarregarem o esquema e montar malhas! Podem descarregar o esquema carregando no botão (ravelry) ou no site da Rosários4.

Descarregar esquema

Pin It on Pinterest