Aqui na capital já se cheiram manjericos e as ruas já estão enfeitadas. E que melhor momento para começar a tricotar o xaile mais giro do verão? Tem tudo o que os nosso arraiais inspiram – cor, flores, alegria, um toque de fado e até nome de bairro!

É um xaile grande, envolvente mas muito leve e pensado para nos aconchegar nas noites de verão. É tricotado no fio do mesmo nome, “Alfama” da Rosário4, de 100% linho, perfeito para os dias quentes que se aproximam. Os pontos utilizados no corpo do xaile são simples mas permitem uma harmoniosa transição de cores. A barra rendada é o grande ex-líbris deste xaile, inspirada nas tradicionais “rendas por música” e com uma cor forte que faz sobressair ainda mais o seu desenho. A barra é tricotada no sentido perpendicular ao corpo do xaile, tal como as tradicionais “rendas por musica”, mas sem necessidade de costuras.

Convencida? Bom, se tem duvidas sobre se irá conseguir seguir o esquema eu ajudo – vamos ter video tutoriais completos com todas as técnicas do projecto. Sim, vamos tricotar o xaile juntas (talvez só levemente separadas por um ecran de computador). Será um conjunto de 3 vídeos com tudo explicadinho, da montagem ao remate das malhas.

O esquema e o primeiro video estarão disponíveis no dia de Santo António, 13 de Junho…quem sabe se não estaremos a cantarolar a marcha do nosso bairro preferido enquanto tratamos de montar malhas! Entretanto só tem de se preparar com todos os materiais necessários, vai precisar de: 1 meada de azul forte (cor 33), 1 meada de azul claro (cor 31), 2 meadas de beige (cor 01) e 3 meadas de coral (cor 11). Estas são as cores utilizadas no xaile das fotos, mas podemos criar outras apetitosas combinações entre as 14 cores disponíveis. Além dos fios vai precisar de umas agulhas circulares de 3mm. Pode ter de aumentar ou diminuir o numero das agulhas porque todas tricotamos de forma diferente. Como se trata de um xaile o valor da amostra não é muito importante, mas como referência a mim deu-me: 20malhas x 31 carreiras (10x10cm). O mais importante é que experimente e goste da textura final. Neste fio de linho é mesmo importante que lave a amostra para ver o resultado final…vai ver como muda para melhor! Então conto consigo?

Pin It on Pinterest