E estamos a chegar ao final do nosso xaile e à parte mais divertida – a barra rendada! Esta barra foi inspirada nas tradicionais ‘rendas por música’ que eram tricotadas seguindo umas instruções com uma simbologia própria. Em vez dos gráficos ou desenhos, as instruções são dadas por um conjunto de símbolos, sendo os mais comuns, o X e o O que correspondem ao mate simples e à laçada, respectivamente.

imagem do livro “Rendas por Música” de Maria José Roxo

Um dos aspectos curiosos destas rendas é que podem ser tricotadas sempre em liga ou sempre em meia, sem diferença nenhuma no aspecto final do trabalho – são em ponto mousse e por isso é confortável para todas as técnicas! Podem saber mais sobre este tipo de rendas no livro “Malhas Portuguesas”, da Rosa Pomar e o livro que conheço com mais esquemas é o “Rendas por Música” da Maria José Roxo (mas, infelizmente, já é muito difícil de encontrar).

imagem do livro “Rendas por Música” de Maria José Roxo

Neste xaile utilizei o acabamento em “conchas” como nas imagens acima e desenhei a barra com pormenores de flores e uma barra, também florida, na transição. Em vez de ser tricotada e aplicada posteriormente na peça, a barra é tricotada em conjunto com as malhas do xaile. Começar a tricotar esta barra requer algum cuidado e atenção a seguir as instruções, sobretudo no inicio, mas as técnicas utilizadas são muito simples. Não se esqueçam de descarregar o esquema com a instrução completa da barra para irem acompanhando a música. Preparadas para tocar? É só carregar no play:

Estou muito curiosa para ver os vossos “Alfamas”, não se esqueçam de ir partilhando as fotos com as etiquetas #kalalfama, #nionoi e #rosarios4 para conseguirmos acompanhar. E no próximo domingo dia 2/Julho vou estar na FIA a partir das 17h30 para o encontro de tricot do “kal Alfama” – espero por todas vocês!

Pin It on Pinterest