Quando escrevi o primeiro post sobre como ler esquemas de tricot, escrevi resumidamente a “matemática” da distribuição de diminuições (ou aumentos).
Porque é muito comum aparecer nos esquemas uma frase deste tipo:

“tricote a seguinte fila distribuindo uniformemente 5 diminuições…”

Mas o que a mim me parecia simples e intuitivo, era, afinal o “bicho papão” de umas quantas tricotadeiras iniciantes. Soube nesse momento que não vos podia deixar desamparadas e tinha de dedicar um video ao assunto. 
Aqui a grande dificuldade foi que só consigo explicar estas coisas de bloco + canetas coloridas em punho (a minha veia de explicadora de matemática não dá tréguas). A sério que tentei fazer o video de várias maneiras, até tentei incluir umas apresentações sofisticadíssimas com a explicação dos cálculos passo-a-passo…o problema é que comigo não resulta, não me é natural. Perdoem-me as espectadoras mais exigentes, mas aqui as explicações são mesmo assim: rústicas e naturais. É como se estivessem aqui, sentadas na mesa comigo e ,entre chás e biscoitos, lá vão saindo umas contas.

Tenho de confessar que fico mesmo zangada quando vejo a dita frase em esquemas de tricot – a sério que o “sr. designer” não podia ter feito as contas e escrito as instruções mais completas? grrrr!

P.S.: Hoje as subscritoras da minha newsletter receberam um bónus muito util. Se não queres perder nadinha inscreve-te aqui! 

Pin It on Pinterest