Cascata é uma camisola de verão, perfeita para dias quentes e passeios descontraídos. Tricotada no fio “Alfama”, 100% linho que lhe acrescenta conforto e leveza. Para o verão é uma óptima escolha pois é uma fibra natural, muito leve, fresca e transpiravel.

O linho, embora pareça um fio duro quando começa a tricotar, vai ficando cada vez mais suave com o uso e as lavagens. Vou aproveitar para partilhar algumas dicas que podem ajudar:

  • novele 2 vezes a meada antes de começar a tricotar; o fio ao passar pelas suas mãos enquanto novela vai ficando mais “quebrado” e mais macio
  • tricote de forma descontraída, relaxe e não se deixe intimidar pelo aspecto irregular do ponto – vai passar tudo com a lavagem e os uso. Uma das caracteristicas mais bonitas do linho é mesmo seu ar natural e rustico, por isso, não procure a perfeição em cada malha!
  • faça uma boa amostra e lave bem! Quanto tricotamos com linho as malhas ficam mais soltinhas e depois uniformizam com a lavagem – assim a contagem de malhas altera bastante. A minha amostra era de 22malhas para 10cm antes de lavar e passou para 24malhas para 10cm depois de lavar. Para ter a certeza que escolhes o tamanho certo da t-shirt não deixes de lavar e secar a amostra antes de medir!
  • opte por agulhas de madeira e bamboo, que ajudam a que as malhas deslizem bem mas sem fugirem das agulhas

E todo este esforço vale a pena porque umas das minhas caracteristicas preferidas do linho é o facto de ir ficando sempre mais suave e mais bonito com o uso. Quem tricotou o Xaile Alfama o ano passado com certeza que vai perceber bem o que digo!

Agora a parte mais técnica: esta t-shirt Cascata é tricotada de cima para baixo, em circular e sem costuras. A camisola cresce com laçadas formando o decote e as mangas em simultaneo. Na cava as mangas são separadas e o corpo é tricotado com a barra lateral rendada que cresce ao longo do comprimento da camisola, mesmo como uma Cascata.

O esquema completo está dispobivel no site da Rosários4 e no Ravelry.

Descarregar esquema Cascata

Pin It on Pinterest